Serviço de apoio domiciliário

Com o avançar da idade surgem novos desafios, alguns simples de enfrentar, outros para os quais é necessária ajuda.

Sabemos que é uma fase em que a pessoa necessita de apoio, cuidados individualizados e personalizados, se possível, no seu meio natural de vida. Para os idosos, a qualidade de vida torna-se imprescindível para alcançarem uma vida mais saudável, com prazer e alegria.

Com o nosso Serviço de Apoio Domiciliário acompanhamos e cuidamos do seu familiar, com prestação de serviços básicos proporcionando segurança, e bem-estar no “conforto” da sua própria casa.

A prestação de cuidados no domicílio surge como a forma mais humanizada de apoio social mas exige o estabelecimento de redes sociais de apoio integrado que garantam a efetiva continuidade dos cuidados necessários que se pretendem globais. O SAD vem complementar a existência de cuidados informais procurando reduzir a carga de esforço dos cuidadores de primeira linha ou, nos casos em que estes não existam, promover um nível de condições similares quanto a serviços básicos e em questão de afecto e proximidade.

O SAD vem assim conseguir uma resposta de proximidade, permitindo ao indivíduo permanecer no seu domicílio e usufruir dos cuidados básicos de que necessita. Alimentação, cuidados de higiene e conforto, apoio na saúde, aspetos emotivos e relacionais são dimensões privilegiadas no Apoio Domiciliário prestado aos nossos idosos possibilitando a continuidade da pessoa no seu meio habitual de vida.

Os profissionais do SAD pautam a sua ação pelo conhecimento da pessoa no seu todo com respeito pelo seu meio envolvente. Estes aspetos facilitam a conquista e partilha de uma relação de respeito e confiança.

Não basta dar mais anos à vida, mas é imprescindível acrescentar vida aos anos. Não basta viver mais, é preciso viver melhor.”

Rauter