A Santa Casa da Misericórdia de Anadia foi fundada em 1908, por um grupo de cidadãos, entre os quais José Luciano de Castro, um dos mais influentes políticos portugueses das últimas décadas da Monarquia e que chefiou o governo da nação durante vários anos. A sede da Misericórdia de Anadia está instalada no antigo palacete Seabra de Castro, onde residiu José Luciano de Castro. O imóvel acolhe também o Museu José Luciano de Castro, a Biblioteca e o Arquivo. O edifício está localizado na Rua Alexandre Seabra, outro ilustre anadiense, sogro de José Luciano de Castro, que ficou na história portuguesa como um dos maiores jurisconsultos do país.
O Museu José Luciano de Castro ocupa as três salas da ala esquerda do rés-do-chão, junto à capela privativa do palacete, templo que continua aberto ao culto. O espólio do museu inclui peças de pintura, desenho, gravura, plantas, fotografia, imaginária, mobiliário, cerâmica, vidro, ourivesaria, numismática, trajes (civis e oficiais), livros e documentos em papel.
Existe ainda o acervo de arte sacra em que a própria capela privativa do palacete está inserida. Para além das duas salas de exposições permanentes e da capela, há outros espaços incluídos no circuito visitável, como o corredor (com vários painéis de azulejos) e os jardins.
A Biblioteca e o Arquivo situam-se no piso superior. Esses dois espaços acolhem o que resta da rica biblioteca e arquivo documental de José Luciano de Castro. No entanto, há ainda inúmeros documentos e cartas pessoais dirigidas ao político por importantes personalidades da vida política, social, económica e cultural da época, documentos relevantes para um melhor conhecimento desses conturbados anos da vida portuguesa, marcados por acontecimentos relevantes como o “Mapa cor de rosa”, o “Ultimato Inglês”, a captura de Gongunhana, o “rotativismo partidário” e o “regicídio” de D. Carlos.
Para além da sede, a Santa Casa da Misericórdia de Anadia tem ainda dois estabelecimentos de apoio social: o Complexo Social Seabra de Castro que integra uma Creche com acordo de cooperação para 42 crianças, Pré-Escolar com acordo de cooperação para 66 crianças, Lar de Idosos com acordo de cooperação para 46 idosos, Centro de Dia com acordo de cooperação para 50 idosos e Apoio Domiciliário com acordo de cooperação para 45 utentes e o Lar José Luciano de Castro com acordo de cooperação para 36 idosos.
A Santa Casa da Misericórdia de Anadia alargou recentemente a sua atividade à área da saúde. Desde janeiro de 2015, tem a gestão do Hospital José Luciano de Castro, que lhe foi devolvido através de um Acordo de Cooperação assinado no dia 14 de novembro de 2014, os termos e ao abrigo do decreto-lei 138/2013 de 9 de outubro.
A todo esse acervo há que juntar o próprio arquivo da Santa Casa da Misericórdia de Anadia, com documentos fundamentais para a história local dos últimos cem anos.